São Filipe é uma cidade na costa oeste da ilha do Fogo, Cabo Verde. É a capital da ilha e sede do Município de São Filipe. O aeroporto da ilha, Aeroporto de São Filipe, está localizado na extremidade sudeste da cidade, e o porto da ilha fica a 4 km ao norte do centro, em Vale de Cavaleiros. A elevação da cidade é de 20 metros. São Filipe foi fundada no século XVI e é considerada a segunda cidade mais antiga de Cabo Verde, depois de Ribeira Grande, mas só recebeu uma carta de cidade em 1922. Prosperou devido ao cultivo de algodão, que era vendido na costa africana. Em 1655, São Filipe foi destruída por piratas flamengos. No século XVIII, entrou em estagnação econômica, assim como Ribeira Grande. O cultivo de algodão foi substituído por vinho, café e jatropha (para produção de óleo e sabão), o que levou a um desenvolvimento econômico no século XIX. Casas representativas foram construídas no centro da cidade, em torno da igreja paroquial. Atualmente, 70% das casas no centro da cidade datam do século XIX.
Alguns lugares para visitar em São Filipe:
- O centro histórico da cidade, chamado Bila Baxo, é conhecido por sua arquitetura colonial. Desde 2000, muitas casas foram renovadas. Muitas têm fachadas coloridas ou ricamente decoradas, varandas de madeira ou janelas em bay. Além das ruas pitorescas com casas coloniais menores, há cerca de 50 mansões representativas para serem vistas. O centro histórico de São Filipe está na lista provisória de locais do Patrimônio Mundial.
- Um dos edifícios mais representativos é a câmara municipal (Camara Municipal), que foi construída em 1928. Fica em um lugar digno de ser visto chamado Praça 12 de Setembro, onde um pequeno parque e um pavilhão de madeira valem uma visita.
- A igreja católica mais importante da cidade é Nossa Senhora da Conceição, que foi construída em estilo comparativamente simples em 1849. A igreja, com suas duas torres de relógio impressionantes, foi renovada várias vezes. A última renovação foi concluída em 2007. Em frente à igreja, há várias casas coloniais bem preservadas do século XVIII.
- O Mercado Municipal fica na fronteira de Bila Baxo com a parte mais moderna da cidade, na Praça Francisco de Assis, o lugar mais movimentado. A paragem de autocarro mais importante e a estação dos correios também estão aqui.
- O Museu Casa da Memória fica na Praça 12 de Setembro, em uma casa de comerciante construída em 1820. A casa vizinha é o museu municipal. No seu pátio interior, foram plantadas várias plantas endémicas do Fogo, algumas das quais são espécies ameaçadas, como o Crabo bravo e a Língua de vaca. Uma pequena casa foi reconstruída no estilo tradicional usando pedras vulcânicas. Uma parte do pavimento do pátio interior é feita de pedras de basalto.
- O local histórico Praça Serpa Pinto fica no noroeste do centro, a cerca de 40 m acima da praia Praia da Bila, composta de areia negra vulcânica. Há várias casas coloniais, monumentos e um pequeno parque. O miradouro da Bila Baxo, na parte norte do lugar, oferece uma bela vista da praia e da ilha vizinha de Brava.
- Uma parte da fortaleza Fortim Carlota, que data de 1667, está preservada na parte sul. Um impressionante canhão pode ser visto na frente. O edifício foi utilizado como prisão até 2005.
- No sul do centro, o antigo cemitério Antigo Cemitério, que foi utilizado até o final do século XX, vale uma visita. Há várias sepulturas em estilo clássico do século XIX.
- Fora do centro histórico, a Praça Alberto da Silva, um lugar retangular com um pequeno parque e uma capela em uma área residencial típica raramente visitada por turistas, vale a pena uma visita. Há várias lojas, uma padaria e um pequeno café internet. O lugar oferece uma bela vista de parte da cidade e seus arredores.