A sua segurança e o seu conforto são as nossas prioridades!

Conheça os requisitos e restrições de viagem do país de embarque, trânsito e destino, de forma a garantir que chegue ao seu destino sem surpresas.

Cada país estabelece as suas regras, que podem consistir em testes laboratoriais de rastreio, preenchimentos de questionários ou mesmo quarentena obrigatória.

Recorde-se que, enquanto passageiro, é sua a responsabilidade de cumprir com todas as políticas governamentais e requisitos de entrada, podendo o incumprimento dos mesmos resultar na recusa de embarque para o voo, ou de entrada no destino.

Ajude-nos a proporcionar-lhe uma viagem segura e agradável, seguindo as instruções indicadas abaixo.

 

 

1 – Antes da viagem 

 

1.1 Restrições e Requisitos de entrada e saída

a) Cabo Verde

Novas Medidas Sanitárias para Viagens Internacionais com destino a Cabo Verde:

– Certificado de Vacinação – Válido apenas com 3ª Dose, se tomada a mais de 14 dias;
Vacinas Johnson – Certificados emitidos por países da União Europeia, a informação da tomada da vacina Johnson no esquema inicial vem especificamente escrito da seguinte forma: “número de dose administrada e número total de doses do esquema vacinal”;
Crianças com idade compreendida de 12 a 17 anos – Não são obrigados a apresentarem um certificados de covid de vacinação com dose de reforço, podem apresentar um certificado de covid de vacinação válido no país onde foi vacinado ou um teste de RT-PCR negativo, realizado 72 horas antes da hora de embarque ou um certificado antígeno negativo realizado 48 horas antes da hora de embarque;
Outras Situações – Para os que não puderam ou não quiserem tomar pelo menos uma dose de reforço de vacina contra a covid-19, poderão viajar para Cabo Verde com um certificado de covid válido de recuperação ou um certificado de teste negativo RT-PCR, realizado 72 horas antes do embarque ou um certificado antígeno negativo realizado 48 horas antes da hora de embarque;

A verificação da titularidade de um Certificado COVID é efetuada nos momentos de partidas e chegadas pelos operadores aéreos e pelas autoridades sanitárias, respetivamente, como condição de embarque ou desembarque.

OBS: Para informações atualizadas favor aceder ao link de acesso à página da autoridade do país de origem e destino da sua viagem, na lista abaixo. 

 

Certificados Covid de Países Terceiros

  • A Direção Nacional da Saúde mantém atualizada a lista de países terceiros e de instituições multilaterais, com Certificados COVID de vacinação e de recuperação ou outro documento.
  • A Direção Nacional de Saúde mantém atualizada a lista de países terceiros e instituições multilaterais cujos certificados deixam de ser reconhecidos ou admitidos no país.

Formulário de Vigilância Sanitária e de Pré-Registo de entrada em Cabo Verde

O preenchimento e envio do formulário de vigilância e controlo sanitário às autoridades de saúde deve ser feito, antes do voo, preferencialmente, online, através do link. Caso não o tenha feito, ser-lhe-á disponibilizado a bordo, em formato papel. Deve preenchê-lo a bordo e entregá-lo à tripulação de cabina.

Faça o seu pré-registo de entrada em Cabo Verde no site: https://www.ease.gov.cv/. Nos termos da lei, o pré-registo deverá ser feito preferencialmente com a antecedência de 5 dias, antes da data de início da viagem.

 

b) Portugal

Para Portugal, são aceites os seguintes Certificados COVID EU ou equivalente válidos, em formato digital ou em suporte papel:

  • Certificados de vacinação que atestem a conclusão da série de vacinação primária ou a toma de dose de reforço das respetivas vacinas contra a COVID -19; O Certificado de Vacinação deve atestar a conclusão da série de vacinação primária do respetivo titular, há mais de 14 dias e menos de 270 dias desde a última dose, com uma vacina contra a COVID -19;
  • Ou Certificado COVID de teste rápido de antigénio (TRAg) de uso profissional para despiste da infeção por SARS-CoV -2 com resultado negativo, realizado nas 24 horas anteriores à hora do embarque; ou RT-PCR ou NAAT realizado nas 72 horas anteriores à hora do embarque;
  • Certificado COVID de recuperação.

c) Restrições de entrada nos outros destinos

Conheça as restrições e requisitos de entrada do país para onde vai viajar.

A sua entrada no país de destino pode ser recusada, caso não cumprir satisfatoriamente com os requisitos e restrições estabelecidos pelos respetivos governos.

Saiba mais  e/ou https://www.iatatravelcentre.com/.

Alguns países podem também solicitar o preenchimento e envio do formulário de vigilância sanitária e pré-registo saiba mais e/ou https://www.iatatravelcentre.com/:

 

1.2 Check in, Cartão de embarque e Entrega da bagagem/ Drop off

 

a) Check-in no aeroporto

Caso opte por fazer o check in nos balcões, do aeroporto queira se apresentar até 3 horas antes da partida do seu voo.

Tempo limite para o fecho do check-in 

O check-in dos voos da Tacv fecha 01:00 antes da partida do voo.

Excepção

Nos voos de e para USA os passageiros devem comparecer no aeroporto 4 horas antes da partida dos voos.

A atribuição do seu cartão de embarque, está condicionada à apresentação de documentos sanitários ( Certificado  COVID  de  teste, Certificado COVID de recuperação ou Certificado COVID de vacinação) válidos, e de cumprimentos dos requisitos específicos de entrada em cada país, aqui (www.iatatravelcentre.com) e/ou https://apply.joinsherpa.com/.

 

1.3 Mascaras  

O   uso   de   máscaras   faciais (aprovado pela entidade reguladora do país de embarque), é obrigatório a todos os passageiros e utentes dentro do aeroporto e da aeronave, desde o momento em que entram no edifício do terminal no aeroporto de partida, trânsito e até que saiam do edifício no   aeroporto de destino.

As máscaras devem ser substituídas após serem usadas por 4 horas, salvo indicação contrária do fabricante, ou quando ficarem molhadas ou sujas. Os passageiros devem transportar consigo uma quantidade suficiente de máscaras para a duração de sua viagem.

A bordo das nossas aeronaves e nos aeroportos, recomendamos que fique atento às instruções sobre os procedimentos para descarte seguro de máscaras faciais usadas.

A isenção da utilização de máscaras é permitida a crianças com menos de 6 anos de idade e a pessoas com impedimento médico devidamente comprovado. A estes últimos serão solicitados o formulário MEDIF aqui até 48 horas antes do voo ou autorização médica explicando as razões da impossibilidade do uso da máscara. Para mais informações, por favor contacte o nosso serviço de atendimento ao cliente, através do email customer.service @caboverdeairlines.com ou pelo telefone +2383500150.   

Momentaneamente, pode ser permitido retirar a máscara para efeitos de identificação do passageiro no check-in, rastreio de segurança, controle de fronteiras, embarque e a bordo durante as refeições.

De notar que as máscaras devem ser utilizadas corretamente, ou seja, ajustadas ao rosto, cobrindo o nariz, queixo e boca, minimizando espaços que permitam a entrada ou saída do ar e de gotículas respiratórias. Saiba mais sobre o uso correto de máscaras – OMS.

Veja os tipos de máscaras permitidos, de acordo com as recomendações da ICAO aqui.

 

 

2 – No aeroporto 

 

Em todas as infraestruturas aeroportuárias foram acionadas medidas para a salvaguarda da saúde e segurança dos trabalhadores, passageiros e utentes.

Essas medidas têm como objetivo minimizar os contactos e interações, e assegurar uma rigorosa limpeza e desinfeção permanente. Conte com medidas adicionais de proteção e novos procedimentos nas áreas de check-in, entrega e recolha de bagagem, processos de controlo de segurança, embarque e desembarque.

Para sua e nossa segurança, desinfetantes para as mãos (álcool gel) estão disponíveis em todos os pontos de atendimento nos aeroportos.

Todos os equipamentos disponíveis para utilização dos passageiros são limpos e higienizados periodicamente.

A higienização dos aeroportos é feita conforme as orientações da Organização Mundial da Saúde – OMS e das autoridades nacionais de saúde. Saiba mais aqui.  

Instituto Nacional de Saude Publica aqui. 

A sua bagagem de porão será manuseada seguindo nossos estritos protocolos de segurança.

Por favor siga rigorosamente a sinalética e as instruções.

 

a) Acesso ao aeroporto

Convindo a evitar aglomeração de pessoas, e assegurar o distanciamento social, os operadores aeroportuários limitam o acesso aos terminais apenas aos passageiros e pessoal afeto ao serviço (quando aplicável).

Caso acompanhe um menor não acompanhado ou um PMR ao aeroporto ou necessite de assistência especial, queira contactar os nossos serviços pelo email: customer.service@caboverdeairlines.com ou pelo telefone +2383500150 para esclarecimentos e orientações.

b) Bagagem de porão e de mão

O peso máximo da sua bagagem de porão é de 23kg e a de mão 08Kg – Saiba mais.

Por favor cumpra com o estipulado, evitando constrangimentos no aeroporto.

Limite a bagagem de mão de forma a facilitar o processo de embarque e de acomodação da mesma na cabina da aeronave, que deverá ser feita por si.

 

2.1 Higienização e utilização de Equipamentos de proteção individual

 

Todos os nossos colaboradores cumprem com os requisitos de segurança recomendados e estão protegidos com os equipamentos de proteção individual aprovados.

2.2 Embarque

De forma a evitar aglomeração junto à porta de embarque solicitamos que permaneça sentado, na zona de embarque, até que o início de embarque da sua zona de assento no avião seja anunciada. Ao ser chamada, por favor, mantenha o distanciamento social mínimo de 1,5m e com a documentação à vista.

Fique atento ao anúncio com as instruções sobre procedimentos, antes do início e durante o embarque.

Identifição na porta de embarque

Por favor, apresente o seu passaporte aberto na página relevante ao alcance de um braço, para a verificação visual da equipa de controlo.

Ser-lhe-á solicitado que passe o seu cartão de embarque pelo scanner, para efeitos de processamento e controlo.

À entrada da aeronave, a nossa tripulação disponibilizar-lhe-á antisséptico a base de álcool para desinfetar as suas mãos. Recomendamos que mantenha as mãos livres para o efeito.

 

 

3 – A bordo 

 

3.1 Qualidade do ar 

Durante os nossos voos, o ar da cabine é constantemente limpo por filtros HEPA padrão de hospitais. Com este sistema de filtração, o ar é completamente renovado a cada 3 minutos. Esses filtros podem extrair até 99,999% até mesmo partículas menores, incluindo vírus tão pequenos quanto 0,01 micrômetro. Os vírus da família dos coronavírus têm um tamanho entre 0,08 e 0,16 micrômetro; portanto, eles são imediatamente removidos pelos filtros HEPA.

3.2 Limpeza e desinfeção 

As nossas aeronaves são higienizadas e desinfetadas por equipas especializadas, periodicamente.

São adotados procedimentos adicionais de limpeza e desinfeção específicos para evitar a contaminação pelo vírus SARS-COV-2. Para o efeito, utilizamos produtos apropriados e aprovados pela OMS e fabricantes das aeronaves da nossa frota.

3.3 Uso e descarte de máscara / Desinfectantes para as Mãos

O uso da máscara durante o voo é obrigatório. 

Ao descartar a máscara usada, por favor coloque-a no saco de plástico apropriado, disponível nas WC e nas galleys.

Os desinfetantes para as mãos estão disponíveis em todos as WC das nossas aeronaves.

3.4 Limitação de movimentação na cabina 

Uma vez a bordo do avião, pedimos-lhe que ocupe o seu lugar.

Permaneça sentado no seu lugar durante todo o voo e se tiver de ir à casa de banho, evite filas de espera.

3.5 Capacitação e utilização de Equipamento de Proteção Individual 

A nossa tripulação está treinada nos procedimentos de identificação, abordagem e tratamento de casos suspeitos de doenças infeciosas a bordo, inclusive COVID-19, e dispõe de equipamentos e materiais necessários para o efeito em todos os voos. Esses procedimentos seguem estritamente as melhores práticas internacionais, definidas pela International Air Transportation Association (IATA) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

3.6 Serviço a bordo simplificado

Para garantir o seu conforto e a sua segurança ajustamos o nosso serviço a bordo de forma a reduzir a movimentação e o contato dentro da cabina, cumprindo com os regulamentos exigidos.

Os nossos produtos são servidos em conformidade com os mais exigentes requisitos e certificações de saúde e higiene.

3.7 Siga as Instruções da tripulação

Siga as instruções de segurança e as instruções anunciadas pela tripulação.

 

 

4 – Chegada no destino

 

4.1 Desembarque

Durante o desembarque siga as instruções de segurança da tripulação. Mantenha-se sentado e aguarde que os passageiros das filas à sua frente desembarquem antes de si.

4.2 Na chegada – Controlo de documentos sanitários

 

Para entrar no país de destino ser-lhe-á solicitado que apresente o seu documento sanitário: Certificado COVID, Certificado de Vacinação, Certificado de Recuperação, teste Antigénio ou teste RT-PCR negativo para Covid-19. Tenha-os em mãos junto com os seus documentos no controlo de passaportes.

Por favor verifique a exigência de cada país aqui, IATA e sherpa.

 

4.3 Retirada da bagagem

Ao retirar a sua bagagem mantenha o distanciamento social estipulado.

Consulte Informações Adicionais em fontes credíveis: